10 sinais de que seu evento está para dar errado

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Neste artigo listamos 10 sinais de que seu evento está para dar errado.
Você conhece os primeiros sinais de que seu evento está destinado a fracassar?

Se você já tiver jogado Jenga, um jogo popular de construir blocos sem deixar cair, você sabe como é frustrante assistir sua torre ruir. Ela começa de uma forma e após as jogadas você apenas sabe que é uma questão de tempo até desmanchar. Você joga seu turno calmamente, e então a próxima pessoa faz o mesmo. E, tijolo após tijolo você fica esperando quando tudo desabará.
Pode apostar que acontece com todos.

Tudo desaba.

Tudo desaba.

Eventos são da mesma forma. Se você assistir cuidadosamente, você pode ver eles crescendo mais e mais. E, quanto antes você perceber os sinais ruins, melhor. Se conseguir percebe-los antes, pode corrigí-los.
Algumas vezes não são tão óbvios quanto você pode imaginar, então fique ligado nesses indicadores:

Ninguém está falando sobre seu evento
Como os mais velhos dizem: ódio não é o oposto de amor, indiferença é.
Indiferença é a total falta de emoção. Com indiferença, seu público não liga a mínima pro evento que você organizou, não dando a menor atenção. Amando ou odiando seu evento, eles tem que falar sobre.
Se não falarem, você tem um problema.

Retenção está caindo
Se você organiza um evento anual ou em séries, as pessoas retornam em todos os eventos ou você está sempre renovando seu público?
Se você apenas olhar para os números, você pode se sentir bem ao ver os números crescendo com cada evento, mas se você ver muitos novos rostos e apenas alguns antigos, isso pode indicar um problema.
Claro, as vezes você não tem habilidades de marketing excelentes mas, eventualmente, você vai atrás de novos participantes, e verá seus números caírem.

Você não está pedindo o feedback corretamente
Pesquisas de encerramento podem ser imensamente ineficientes por causa das questões que você faz. “Como como avalia essa apresentação?” é uma questão incompleta. Alguém que passou uma manhã horrível pode classificar esta questão extremamente alta. Você pode olhar essa resposta, achar que o palestrante é extraordinário e pedí-lo para voltar quando, na realidade, foi apenas a melhor parte da manhã daquele participante.
Uma questão mais efetiva seria “Esse tópico poderia ser melhor elaborado?”, ou “O que você recomendaria para alguém desse evento?”. Também tire um tempo para analisar os resultados atuais versus os resultados anteriores, em tópicos similares. Essa área sempre está melhor que as outras? Isso está dessa forma por causa do pessoal? Eles estão entendendo o que está sendo proposto?

Seu marketing não é específico o bastante
Todo evento possui um ideal. Você não deve tentar recrutar todo mundo. Se você não estiver falando com seu participante correto, seu evento irá falhar. Não tenha medo de excluir certos grupos. Isso te ajuda a tomar decisões difíceis. Pense: Se você estiver organizando uma conferencia de marketing, você estará ajudando pequenos negócios ou a Fortune 500? O marketing é completamente diferente. Se quiser atingir ambos, é melhor separar os caminhos porque eles definitivamente não são os mesmos.

O participante ideal é indefinido
Veja acima. Se você não sabe quem você quer atingir, preocupe-se com isso antes de fazer qualquer outra coisa. Sério.

Preste atenção enquanto ainda da tempo.

Preste atenção enquanto ainda da tempo.

Seu evento parece sempre o mesmo
Se você está continuamente realizando o mesmo evento, ele ficará ultrapassado. Esqueça a cidade e a avenida. Até mesmo o tema. Isso tudo é extra e não faz o seu evento único. Na formação, sempre foi o mesmo? Pode trazer participantes de volta porque segue o mesmo cronograma todo ano? Muito pouco muda-se com o tempo. Seu evento não pode ser uma dessas coisas.

Você se preocupa muito com tecnologia
Tecnologia serve para te ajudar com o planejamento do evento, não para estar em cima de você. Não utilize a tecnologia por estar preocupado com o que pode dar errado. Não se perca ao utilizar uma tecnologia não tão util apenas porque perdeu tempo aprendendo. E, finalmente, não assuma que não exista tecnologia que não possa resolver seus problemas. Tech é apenas outra ferramenta. Tenha certeza de ter sempre a melhor ao seu alcance.

Ter um calendário desconexo com seus participantes
Se seu evento é recorrente, você precisa manter as coisas sussurrando por ai. Maneiras populares de fazer isso são newsletters, mídias sociais, campanhas de emails e comunidades online. Um ano passa muito rápido, mas não rápido o bastante para que você perca seus clientes por mal planejamento. Esteja conectado e tenha uma preocupação a menos.

Você está enfrentando sempre os mesmos obstáculos
Einstein é creditado por dizer que a definição de insanidade é fazer a mesma coisa toda vez, esperando diferentes resultados. Se você esta percebendo estar enfrentando sempre os mesmos problemas, pode simplesmente não ser um problema. O problema pode te levar a solução. Não coloque band-aid aonde precisa de pontos. Enfrente os problemas e avance.

Vendedores ou patrocinadores não estão renovando
Viticultores costumam plantar rosas no começo das linhas de uva. Mineiradores costumam levar canários para as minas. Ambos possuem indicadores de problemas. Seus parceiros não renovando é um grande problema. Quanto antes possível, é importante conversar com um ex-patrocinador para ter um feedback. Essa mudança brusca pode indicar um problema com a qualidade que os seus participantes terão no evento. Isso também pode ser um indicador para mudar a sua demografia.

Concluindo…
Não seja o último a saber dos problemas de seu evento. Sempre procure pelos sinais iniciais, principalmente enquanto estiver no começo e da para se ter uma ação mais rápida.

Essa foi mais uma tradução livre do artigo presente no blog Event Manager, sempre com ótimos conteúdos.

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