Como escrever uma proposta para investimento perfeita

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Olá pessoal! Como vocês estão?

Neste artigo trazido novamente do Event Manager Blog, falamos de como criar uma proposta quase perfeita.
Claro que tudo irá ser influenciado baseado nas suas experiências prévias, em como você consegue apresentar seu projeto aos investidores e qual o seu público-alvo.

Trazer investidores para dentro de casa é difícil, porém necessário. Se você não estiver preparado com uma proposta perfeita, você pode ter certeza que outra pessoa estará.
Aqui vão algumas coisas que você precisa saber para poder criar a proposta perfeita.

Anos atrás, trabalhei para uma empresa que queria construir uma boa impressão na indústria. O chefe do marketing (CMO) aproximou-se de produtores de eventos e disse à ela que queria fazer mais. Ela sorriu, assim como muitos de nós que estão lendo isso, “eu quero te dar dinheiro”. Ele perguntou como eles poderiam trabalhar juntos em um benefício mútuo, o que as pessoas dentro da indústria conhecem por “eu quero te dar muito dinheiro mas você precisa me dizer sobre o retorno do investimento”.

Murphy existe, não esqueça. [Adaptação do Gabriel 🙂 ]

Quase lá. A próxima vez será melhor.

Quase lá. A próxima vez será melhor.

Ainda assim, a cabeça dele sempre teve uma lista de checagem, e ela deveria entregá-lo os números (ou um pequeno encorajamento) para ele poder ir até seu CEO e investidores com uma sólida estratégia de marketing.

A resposta dela foi: “bem, nós podemos fazer qualquer coisa.”

“Nós podemos fazer qualquer coisa” não foi uma boa resposta. Não há um retorno exato no investimento para “qualquer coisa”. Ele precisava de algo concreto e ela perdeu a oportunidade.

Sem uma proposta de investimento bem escrita, você irá estar no mesmo barco que ela esteve – arrancando seus cabelos pensando onde tudo foi pelos ares.

Então, o que ela deixou passar acima de tudo? Aqui estão algumas dicas do que ela poderia ter incluído na proposta perfeita.

Checklist sempre é a melhor forma para se programar.

Checklist sempre é a melhor forma para se programar.

5 tópicos que você precisa em uma proposta de investimento para evento perfeita

Existem duas coisas que você precisa fazer em sua proposta: mostrar o retorno do investimento e construir a confiança de seus investidores de que você pode alcançar o que está dizendo à eles. Publicitários hoje em dia são contratados com entendimento e análise de dados e eles terão que tomar grandes decisões porque o CEO deles está lendo a Forbes e a Harvard Business Review e eles estão dizendo que dados são tudo. Se você não ajudá-los pelo menos mostrando uma estimativa preliminar de um retorno do investimento, eles não irão apresentar isso para seu chefe. Eles não querem que o marketing seja um departamento sem retorno.
Eles querem que o produtor de eventos trabalhe para ajudá-los a brilhar e isso significa produzir um retorno de investimento plausível.

Pitch Deck Personalizado

Por mais que você esteja apresentando oportunidades, você verá mais sucesso se a aproximação for personalizada ao investidor. Os dias de “apenas um serve para tudo” terminaram. Mas, não se preocupe. Todas as informações que você precisa estão na ponta de seus dedos. Faça sua pesquisa no LinkedIn e no Google. Leia novidades. O que a empresa está alvejando e o que eles estão mais preocupados? O que está ocorrendo na indústria deles? Use essas informações para criar aproximações personalizadas usando esses dados que encontrou e construa a oportunidade perfeita.
Tenha certeza de demonstrar que não é um simples patrocinador “gold”. É algo personalizado e único para o seu ouvinte.
Esse documento deverá possuir um design arrojado, demonstrar profissionalismo, estar gramaticamente correto e personalizado para o potencial investidor. Isso será usado para vender suas ideias e, enquanto você pode ter sorte em ter uma reunião cara-a-cara, você não precisará estar lá quando a decisão for tomada. O documento falará por você.
E, algumas das áreas que você gostará de abordar são:

Público
Para mostrar um retorno de investimento, você precisa apresentar números de quantos pretende atender, que nível de “tomador de decisão” eles são, qual a maioridade demográfica e qualquer outro insight que puder ajudar os investidores a entender qual o cliente ideal representa seus participantes.

Competição
Se seu potencial investidor possui competidores e eles costumam participar de seus eventos, você precisa avisá-los. A presença de um competidor sugere que isso é um evento que vale a pena(empresas não vão à eventos se não tiver retorno).

Exposição
Você sabe quem estará presente e o que os atrai, mas agora quem precisa saber isso são os patrocinadores. Você precisa gastar muito tempo nisso. Você precisa demonstrar à eles com alcançar seus participantes. Muitos vendedores e promoters já foram demitidos por não saber alcançar a expectativa dos participantes que imaginaram conseguir. Seja específico. Imagine e planeje seu cenário. Pense em potenciais questões que eles terão antes de trazê-las até você, e esteja pronto.

Visuais
A primeira coisa que você precisa incluir em sua proposta afeta a decisão de realizar ou não o investimento. Mas esses dados não serão benéficos para você também se eles forem obsoletos, transmitirem dados errados ou serem fantasiosos demais. E esse é o motivo para você tirar o tempo que for necessário para deixar tudo minimamente no lugar. Tenha na cabeça que eles estarão escaneando o documento em seu estágio inicial, então deixe-o fácil de ler e visualmente atraente. Se você possui estatísticas sobre seus clientes (e esperamos que você tenha), crie gráficos que sejam fáceis de entender. Adicionar esses gráficos deixa tudo menos monótono.
Você também pode incluir videos e fotos, mas tente ser o mais pertinente ao assunto possível, e também não seja genérico demais!
Outra adição interessante é inserir opiniões de clientes que já participaram de seus eventos em forma de posts nas mídias sociais. Se tiver uma possibilidade, por menos que ela seja, do evento ser viralizado publicamente, isso aumentará a chance de investimento.

Histórias
Histórias são sempre uma boa introdução.
Uma das mais efetivas é contar como um outro investidor obteve sucesso com essa empreitada. Comece mostrando os desafios que ele enfrentou e como você o ajudou.

Concluindo…
Menos é mais em uma proposta de investimento perfeita. Você precisa dos itens e dos detalhes que convencerão a banca a investir em seu evento (ou parte dele), mas você não precisa exibir todos os detalhes também. Eles não tem tempo para se dedicar lendo a completa história de sua empresa e de seu evento. Ao invés disso, forneça detalhes que eles irão precisar e também o que você fará com o dinheiro e como ajudará eles a ganhar exposição.
Isso é tudo o que eles precisam para tomar a decisão.

E você? Já teve uma proposta de investimento matadora? Não apenas com eventos, mas em outras áreas? Se sim, comente em baixo!

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